segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

As mais rápidas!

Tirada no estádio 1º de Maio em Braga.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Águia de asa redonda (Buteo buteo)

Procuro com dificuldade um bom registo desta ave, tive a sorte de a ver a caçar este ratinho, mas melhor que esta foto não consegui.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Cheiro a pólvora!!

Tirada no estádio 1º de Maio em Braga.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Merganço grande (Mergus merganser)

Encontra-se três fêmeas no estuário do Cávado, uma visita "rara" ao nosso país, muito desconfiadas não deixam aproximar... mas lá consegui. 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

sábado, 12 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Petinha dos prados (Anthus pratensis)

Esta foto foi tirada da janela do carro, as aves toleram mais as viaturas que os homens, (dependendo da forma como é feita a abordagem)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Estrelinha real (Regulus ignicapillus)

A estrelinha-de-cabeça-listada (Regulus ignicapillus) é uma ave da família Regulidae. É uma das aves mais pequenas da Europa, podendo pesar menos de 5 gramas. A plumagem é esverdeada, destacando-se na cabeça a coroa cor-de-fogo e a lista supraciliar branca. É uma ave muito discreta, que passa facilmente despercebida.

Esta espécie distribui-se pelo centro e sul da Europa e pelo Norte de África. Em Portugal nidifica na maior parte do território a norte do Tejo, mas no Inverno também ocorre na metade sul do país.
(Texto wikipédia)

(Foto feita em Creixomil, Barcelos)


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Levezinho, mas grande jogador.

Carreira
Após ter sido revelado pelo Poções da Bahia, Liedson passou pelo Prudentópolis, do Paraná. Jogou também por pouco mais de um mês no Inter-SM, do Rio Grande do Sul. Não se sabe ao certo o que acarretou a dispensa do jogador por parte do clube gaúcho. O principal motivo que foi veiculado nos média foi que pelo seu estilo franzino, o Inter-SM não acreditou que Liedson poderia jogar na segunda divisão do Gauchão. O preparador físico do clube à época, Luiz Fernando Nunes, afirmou que o atleta havia participado apenas de um recreativo e com ténis de corrida em vez de chuteiras.[2]
Em 2002, jogou o Campeonato Brasileiro pelo Flamengo e deixou boa impressão, já que, em apenas 29 partidas disputadas, chegou a marcar 15 vezes.
No início de 2003, assinou contrato com o Corinthians, porém, no meio daquele ano, transferiu-se para o Sporting Clube de Portugal.
Atacante veloz, de grande mobilidade, boa impulsão, espontaneidade e exímia finalização, Liedson é dono de uma inata capacidade para marcar golos, sendo considerado, por muitos adeptos, como um dos melhores do mundo na posição.
De fato, seus números pelo clube português são impressionantes, senão vejamos:
• Na temporada 2004/05, Liedson foi o melhor marcador da Superliga de Portugal, com 25 golos, em 34 partidas; e o segundo melhor marcador da Taça UEFA, com 9 golos. 
• Na temporada 2005/06, foi o segundo melhor marcador do Campeonato Português, com 15 golos, em 31 partidas. 
• Na temporada 2006/07, voltou a ser o melhor marcador do Campeonato Português, com 15 golos, em 28 partidas. 
Contudo, ainda faltavam títulos à carreira de Liedson. Estes começaram a aparecer somente a partir da temporada 2006/07, em que o Sporting conquistou a Supertaça de Portugal e a Taça de Portugal.
Uma temporada mais tarde, mesmo não tendo disputado a final por conta de uma lesão, Liedson sagrou-se bicampeão da Taça de Portugal, conquistando também a Supertaça.
Em 13 de setembro de 2009, Liedson marcou seu centésimo golo no Campeonato Português (em 176 jogos). Era seu 250º jogo oficial com a camisa do Sporting.
Em 31 de janeiro de 2011, o Sporting confirmou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) o acordo a que chegou com o Corinthians, para a transferência em definitivo do jogador a partir de 7 de fevereiro de 2011. [3]

Marcou o seu último golo contra o Naval 1º de Maio.

(texto Wikipédia),( foto minha)


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Corvo marinho de faces brancas (Phalacrocorax carbo)

Esta foto foi tirada na restinga do Cávado, em Ofir, Fão.

Ao fundo pode-se ver o Estação de Socorros a Náufragos de Esposende.